Pesquisadores do Laboratório de Biologia de Populações de Fitopatógenos (BioPop) alunos do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia levaram seus trabalhos ao VI EpidemioBrasil – Workshop de Epidemiologia de Doenças de Plantas, realizado entre os dias 14 e 15 de setembro em Chapecó (SC) . Essa foi a primeira edição do evento após a interrupção causada pela pandemia do Coronavírus.
“É um encontro mais específico, voltado para a epidemiologia, que congregou pesquisadores de várias regiões do Brasil e inclusive de outros países.”, diz o professor Eduardo Mizubuti , coordenador do laboratório. “Estávamos todos com bastante vontade de participar presencialmente, de poder interagir, trocar ideia pessoalmente, isso faz muita diferença.”
O grupo do BioPop no EpidemioBrasil foi formado por cinco investigadores, além do professor Mizubuti: o pós-doutor Rhaphael Alves Silva , as doutorandas Izabel Batista , Mariana Guimarães e Mariela González e a mestranda Raissa Nascimento. As quatro últimas atividades desenvolvidas referem-se às suas teses ou dissertações, que estão sendo desenvolvidas no momento (veja a lista abaixo). Já o professor Mizubuti coordenou a seção “Perspectivas para o manejo de doenças de plantas no Brasil”.
Além da equipe do BioPop, esteve presente no evento o professor e orientador do PPG Emerson Del Ponte , que compôs a comissão organizadora do evento. Ele participou da seção “Ferramentas estatísticas e computacionais de código aberto”, com a palestra “Ferramentas de código aberto para ensino e pesquisa”.
—
Trabalhos apresentados no VI EpidemioBrasil:
“Diversidade de Oomicetos associados a doenças de mudas de soja no Brasil – Izabel Batista
“Rede neural convolucional para estimar a severidade da requeima em disco foliar de batata” – Mariana Guimarães
“Transição temporal de comunidades microbianas e propriedades químicas do solo relacionados à murcha da bananeira por Fusarium em um bananeiro” – Mariela González
“Crescimento micelial, germinação e esporulação de isolados de Alternaria de pequenos esporos associados à mancha marrom da batata no Brasil – Raissa Nascimento