Doença fúngica
Queima foliar de Capim-limao
Relevância da doença
O capim limão [Cymbopogon citratus (DC.) Stapf] é uma gramínea perene, cepitosa, provavelmente de origem asiática e de grande importância para a indústria (extração de óleo), para a medicina popular e para práticas conservacionistas do solo.
Etiologia
Agente etiológico
Curvularia andropogonis (Zimm.) Boedijn, Bulletin du Jardin Botanique de Buitenzorg 13 (1): 128 (1933) [MB#256813]
Reino Fungi, Filo Ascomycota, Subfilo Pezizomycotina, Classe Dothideomyecetes, Subclase Pleosporomycetidae, Ordem Pleosporales, Família Pleosporaceae, Gênero Curvularia, Espécie C. andropogonis.
Sinônimos
Napicladium andropogonis Zimm., Centralblatt für Bakteriologie und Parasitenkunde 8: 219 (1902) [MB#203190]
Brachysporium andropogonis (Zimm.) Höhn., Mitteilungen des Botanischen Instituts der Technischen Hochschule Wien 2 (2): 59 (1925) [MB#256810].
Sinonimos obrigatorios:
Brachysporium andropogonis (Zimm.) Höhn., Mitteilungen des Botanischen Instituts der Technischen Hochschule Wien 2 (2): 59 (1925) [MB#256810]
Napicladium andropogonis Zimm., Centralblatt für Bakteriologie und Parasitenkunde 8: 219 (1902) [MB#203190]
Sintomas
Os sintomas nas plantas consistem de lesões foliares ferruginosas escuras, tendendo a negras, na forma de pústulas alongadas, com maior concentração na superfície abaxial das folhas, atingindo até 0,5 cm de comprimento e com presença de grande massa de esporos. As lesões se coalescem, atingindo grande parte do limbo foliar, causando amarelecimento seguido de bronzeamento e seca das folhas.
Morfologia do fungo
Manchas alongadas, geralmente ocorrendo apenas nas pontas das folhas, inicialmente limitado vermelho ou vermelho, mais tarde tornando-se cinza. Conidióforos na parte inferior, não ramificado, septados, em linha reta ou curvado, de acordo com a luz principal, 125-175 microns x 3-5,5 micra. Conídios terminais isoladamente ou dois ou três, às vezes lateralmente, cor de azeitona, marrom em material seco, elipsoidal, arredondado na parte superior, mais fortemente cônico em direção à base, escaleno ou mais ou menos curvo, raramente quase em linha reta: com três partições : o segundo mais elevado de células maiores e de cor mais escura que a outra. Por vezes, as duas células de coração são, no entanto, dificilmente diferentes em tamanho e cor. Muito variável, 38-66 x 13-23 microns, (geralmente 51 x 16 microns). Em vez da cicatriz circular escuro pode ser encontrado no local de ligação de um pequeno apêndice hialina, uma característica que ocorre quando nenhum dos outros tipos.
Manejo de Doenca:
Para evitar condições que podem levar ao desenvolvimento de Curvularia ferrugem, evitar tanto overwatering e estresse hídrico irrigando acordo com as necessidades de evapotranspiração do gramado. Fertilize para promover o crescimento moderado. Manter tão alto uma altura roçada quanto possível e controlar a palha. Evite plantar árvores de sombra na área circundante. Fungicidas pode ser justificado em campos de golfe durante longos períodos de altas temperaturas.
Controle cultural
As práticas culturais pode ser importante na prevenção do desenvolvimento da doença. Aplique a quantidade correta de fertilizantes, reduzir a compactação do solo, proporcionar uma boa drenagem do solo e gerenciar a camada de palha para mantê-lo sob 0,5 polegadas de espessura.
Referências importantes
Monteiro, F.T. & Barreto, W. R. 2001. Curvularia andropogonis: Agente etiologico da queima foliar do Campim limão Universidade Federal de Viçosa, Departamento de Fitopatologia, CEP 36571-000, Viçosa, MG. 2001.
Curvularia Blight, Pathogen: Curvularia spp. Disponivel em http://www.ipm.ucdavis.edu/PMG/r785100311.html . Consultado dia 1 de julho
http://pt.mycobank.org/BioloMICS.aspx?Link=T&TableKey=14682616000000063&Rec=22101&Fields=All Consultado 1 de julho.