Pelo segundo ano consecutivo, três professores orientadores do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia – Acelino Alfenas, Fabrício de Ávila Rodrigues e Eduardo Mizubuti – aparecem na lista dos Melhores Cientistas de Fitotecnia e Agronomia do Brasil, divulgada este mês pelo site Research.com.
De acordo com o site, o ranking usa dados consolidados de diversas fontes acadêmicas, coletados em 2023. A classificação final é baseada no D-Index, índice que leva em conta as publicações e métricas do pesquisador exclusivamente na área em que ele atua. Na área de Fitossanidade e Agronomia, mais de 5000 cientistas foram analisados em todo o mundo. Sessenta e seis brasileiros estão na lista final, sendo sete vinculados à UFV.
Mais influentes
No ano passado, outro ranking destacou ainda o trabalho do professor Francisco Murilo Zerbini, como um dos pesquisadores mais influentes do mundo. A lista de Pesquisadores altamente citados, da empresa de consultoria britânica Clarivate Analytics trazia o nome dos 6.600 cientistas mais citados nos últimos 10 anos, em 22 áreas de conhecimento.