simposio_silicioO professor Fabrício Ávila Rodrigues, juntamente com os seus orientados Maicon Fernando Petry Paula e Tiago Silva Tibolla, do PPG Fitopatologia, e Geovane Souza Gudin, do PPG Fisiologia Vegetal, além do pós-doutorando Dr. Leandro Castro Silva, participaram do VI Simpósio Brasileiro sobre Silício na Agricultura, entre 4 e 6 de setembro de 2024, na sede do Instituto Agronômico de Campinas em Campinas, São Paulo. O professor Fabrício fez parte da Comissão Organizadora do Simpósio, presidido pela Dra. Mônica Sartori Camargo, pesquisadora científica do Apta Regional de Piracicaba.

O evento teve como objetivo atualizar o conhecimento dos participantes sobre os resultados mais recentes das pesquisas realizadas com o silício na agricultura. O silício é considerado um elemento benéfico às plantas e contribui de forma eficiente para minimizar os danos causados por estresses bióticos (doenças e pragas) e abióticos (déficit hídrico, salinidade, temperatura elevada e metais pesados etc…), além de garantir menor perda na produção das culturas agrícolas e melhorar a qualidade dos alimentos.

Durante o Simpósio, os pós-graduandos Maicon, Tiago e Geovane, assim como o pós-doutorando Leandro, apresentaram, na forma de pôster, os resultados de pesquisas realizadas no Laboratório da Interação Planta-Patógeno (LIPP) utilizando fontes solúveis de silício para aplicação via foliar na cultura da soja, com o objetivo de reduzir os sintomas da ferrugem e do mofo branco. Essas pesquisas receberam suporte financeiro das empresas Biológicos Estratégicos S.A.S. (Colômbia) e Verde Fertilizantes Ltda.

De acordo com o professor Fabrício, a participação do grupo no Simpósio foi “de relevância ímpar para aumentar o nosso conhecimento sobre as mais recentes informações relacionadas com o uso do silício na Agricultura e estimular, de certa forma, a continuidade das pesquisas no LIPP utilizando esse elemento.”

Nova edição em Viçosa
O VII Simpósio Brasileiro sobre Silício na Agricultura será realizado, a partir de setembro de 2026, na Universidade Federal de Viçosa, sob a coordenação de Fabrício. “A nova edição deste Simpósio será de grande importância para que o avanço científico nas pesquisas realizadas com o silício nas áreas das Ciências Agrárias, incluindo a Fitopatologia, sejam divulgadas para os participantes”,  ressaltou com otimismo o professor.