O professor Emerson Del Ponte, orientador do PPG, esteve na última semana em Lyon, na França, para o Congresso Internacional de Patologia de Plantas (ICPP). Integrante da comissão científica do congresso, Emerson participou do evento a convite da organização e esteve envolvido em dois momentos distintos da programação oficial.
O “One-to-One Conversation with an Expert” oferece aos participantes do evento a oportunidade de uma conversa de 15 minutos com especialistas em temas diversos da Fitopatologia. “Fui procurado por quatro estudantes (França, Itália, Austrália e Tunísia). Nesta última conversa, acertamos um workshop de duas horas que ministrarei online para uma comunidade de entusiastas do programa estatístico R da Tunísia.” Emerson também foi moderador da sessão científica “Futuro da predição e monitoramento de doenças de plantas”. “Foram apresentados trabalhos muito interessantes que usam novas ferramentas como modelos avançados de ‘machine learning’ e uso de robôs autônomos para detecção de doenças.”
O ICPP acontece a cada 5 anos e é organizado pela Sociedade Internacional de Patologia de Plantas (ISPP), em associação com a sociedade científica do país sede do evento – este ano, a Sociedade Francesa de Fitopatologia (SFP). Segundo os organizadores, mais de 2.400 estudantes e profissionais, de mais de 100 países ao redor do mundo, se inscreveram no evento. “Além de permitir nos atualizarmos em temáticas de interesse, é uma oportunidade ímpar de reencontrar colegas, estreitar os laços e conhecer novos profissionais e estudantes na área”, diz Emerson. ” No meu caso específico, tive a oportunidade de divulgar o evento internacional que estaremos organizando no Brasil, em abril de 2024, na área de Epidemiologia de Doenças de Plantas.”