O ex-aluno da UFV Pierce Anderson Paul, atual professor da Ohio State University (OSU), e também orientador no Programa de Pós-graduação em Fitopatalogia do DFP, recebeu dois prêmios, recentemente: o OARDC Distinguished Junior Faculty Research 2016, da OSU, e o Syngenta Award, da American Phytopathological Society (APS). As premiações foram destacadas nos portais da APS e da OSU e também em um vídeo que pode ser conferido neste link.
Os prêmios são decorrentes da excelência nos trabalhos desenvolvidos pelo Prof. Pierce Anderson Paul e suas importantes contribuições na área de pequenos grãos e, especialmente, no controle de doenças do trigo e do milho.
O pesquisador nasceu na Guiana e graduou-se em Agronomia, em 1997, na UFV, onde também foi bolsista de iniciação científica e estudante de mestrado em Fitopatologia, até 1999, quando foi para os Estados Unidos, onde fez o Ph. D., na Iowa State University, até 2003. No mesmo ano, juntou-se ao grupo de pesquisadores do Departamento de Fitopatologia, na OSU. Em 2006, tornou-se professor assistente da OSU e responsável por atividades de pesquisa e de extensão. Em 2012, foi promovido a professor associado.
Desde 2014 tem colaborado na coorientação de estudantes de doutorado do DFP em estágio sandwich. A partir do ano corrente, está se credenciando como Docente Permanente do corpo de orientadores do Programa de Pós-graduação em Fitopatologia.