Sete professores do Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia estão citados no ranking Top 10.000 Scientist da América Latina 2021, divulgado pelo AD Scientific Index. A lista traz pesquisadores de 453 instituições latino-americanas e mostra o coeficiente de produtividade total e o dos últimos cinco anos dos cientistas, apresentando os nomes que ofereceram, no período citado, maior contribuição para a comunidade científica.
Aparecem no ranking os professores Acelino Alfenas, Eduardo Mizubuti, Emerson Del Ponte, Fabrício Ávila Rodrigues, Murilo Zerbini, Olinto Pereira e Robert Barreto. “São nomes que se destacam em diferentes áreas da Fitopatologia, representando bem a atuação diversa do nosso corpo docente”, diz o coordenador do programa, Rafael Alfenas. No grupo estão professores especialistas em biologia de populações de fitopatógenos, epidemiologia, interação planta-patógeno, virologia e patologia florestal
“Para os estudantes, é um combustível, uma motivação a mais poder conviver com professores tão qualificados, nos quais muitos deles se espelham. É raro, no Brasil, um programa com um número tão grande de professores com essa bagagem e reconhecimento internacional”, avalia Rafael.
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) teve, ao todo, 115 professores destacados no ranking, sendo a segunda mais citada de Minas Geraise a 13ª do Brasil. Este é o primeiro estudo feito neste modelo, que se baseia no i10 (que considera o número de publicações com no mínimo dez citações), no índice h (relação entre o número de publicações e o número de citações de um pesquisador) e nas citações do Google Scholar.
Para saber mais sobre o processo seletivo do programa, com vagas para mestrado e doutorado, clique aqui.