A mestranda em Fitopatologia Renata Belisário representará a UFV na fase semifinal da competição FameLab Brasil 2017, que acontecerá no próximo dia 2, no Rio de Janeiro. Ela está entre os 20 semifinalistas de diferentes universidades do país que participarão da competição, que acontece pela segunda vez no Brasil. O evento foi criado em 2004, pelo Festival de Ciência de Cheltenham, na Inglaterra, com os objetivos de aproximar cientistas e público e incentivar o desenvolvimento de competências de comunicação entre pesquisadores.
Para participar, o candidato deveria enviar um vídeo de três minutos – nas versões em português e inglês – explicando, de maneira didática, um tópico de ciência e/ou tecnologia. Utilizando exemplos do dia a dia, Renata discorreu sobre Petrichor, que é o nome que se dá ao cheiro da chuva. No dia 2, ela terá que fazer uma apresentação oral diferente da que foi realizada para o vídeo, embora o tópico possa ser o mesmo.
A mestranda do Laboratório de Patologia Florestal/DFP e os outros semifinalistas serão avaliados por um comitê, que definirá os 10 participantes da próxima fase (masterclass). Esses farão um treinamento intensivo em inglês com uma equipe de especialistas em Comunicação Científica, que irá prepará-los para a final nacional, no dia 5 de maio. O vencedor representará o Brasil no FameLab International, em junho, na Inglaterra.
Vale destacar que o FameLab Brasil é uma realização do British Council, em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), Conselho Nacional das Fundações Estaduais de Amparo à Pesquisa (Confap), Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Museu do Amanhã, onde ocorrerão as próximas etapas.
Fonte: Notícias UFV