Dezenas de estudantes e representantes da comunidade acadêmica estiveram reunidos entre os dias 25 e 27 de março, durante o Simpósio Sobre Atualidades em Fitopatologia – SSAF. Essa foi a primeira edição do evento realizada de forma presencial após a pandemia do coronavírus. Pela primeira vez, o Grupo de Estudos Avançados em Fitopatologia (Geafip), organizador do evento, decidiu realizar as atividades de forma presencial e remota, simultaneamente.
“Foi muito positivo, principalmente quando a gente pensa que somos um grupo de apenas seis estudantes, e conseguimos organizar um evento que envolve tanta coisa. A gente não tinha experiência com isso, então aprendemos muito”, diz Fernanda Magalhães, representante do Geafip.
Com uma programação diversificada, o evento tocou em temáticas fundamentais para o debate atual, como as mudanças climáticas, abordadas pela pesquisadora Francislene Angelotti, da Embrapa, ao mesmo tempo em que proporcionou reflexões sobre problemas mais específicos. “Tivemos uma ótima palestra com o Daniel Debona, que falou sobre a questão de doenças foliares em soja, e também passamos por questões de epidemiologia, com o professor Emerson Del Ponte, que era o presidente do evento e também palestrou.”
Para a equipe do Geafip, outro ponto alto do evento foi a participação dos estudantes, especialmente os de graduação, que têm no simpósio a oportunidade de um contato mais direto com a escrita científica e a troca de conhecimento com os demais. “Os estudantes de graduação às vezes não têm oportunidade de ir em congressos, e o simpósio oportuniza isso, e ainda promove um clima de menos pressão”, avalia Fernanda, destacando decisão de premiar vários dos trabalhos apresentados em forma de pôster. “Tínhamos pensado inicialmente em premiar apenas uma pessoa, mas depois vimos que tinham tantos trabalhos bons que decidimos premiar os três melhores em cada categoria.”
Veja a lista de estudantes premiados:
Categoria pós-graduação:
1° – Blenda de Freitas Rodrigues Jesuíno – “Potencial de biocontrole a partir de metabólitos secundários de bactérias coletadas em solos rizosféricos e não rizosféricos”
2° – Ana Rita Dudycz – “Uma possível espécie nova de Caespitomonium (Bionectriaceae) micoparasita de Phakopsora pachyrhizi”
3° – Alexia Suellen Fernandes – “Ferramentas de bioinformática na seleção de microrganismos para controle biológico”
Categoria graduação:
1° – Etiene Antero Nunes de Matos – “Ação nematicida de extratos orgânicos de Clonostachys spp. sobre Aphelenchoides besseyi sensu lato”
2° – Gustavo Martinho Castro – “Plântulas normais, anormais e mortas obtidas por sementes de soja sob distintos níveis de infestação por mancha púrpura (Cercospora kikuchii)”
3° – Taynara Gomes de Souza – “Temperatura e ponto de orvalho afetam positivamente a população do Nematoide Foliar de Ipomoea spp”