emanuelNesta terça-feira, o Programa de Pós-Graduação em Fitopatologia recebe para um seminário especial o pesquisador Emanuel Masiero da Fonseca. Emanuel é pesquisador em duas instituições norte-americanas: Department of Molecular and Cellular Biology, na University of Arizona, e Division of Epidemiology, na University of Utah.

Título do Seminário: Desafios e avanços na delimitação de espécies: Integração de Modelos Genéticos e Abordagens Computacionais
Data: Terça, dia 12 de novembro de 2024, às 16h, no anfiteatro do ESB.

Resumo: A delimitação de espécies é um tema central e desafiador na biologia, com profundas implicações para a compreensão da evolução, a classificação taxonômica e o estudo da biodiversidade. Existem mais de 30 conceitos de espécie diferentes, como os conceitos biológico, ecológico e evolutivo de espécies, cada qual com critérios específicos para identificar e classificar as espécies. Nesta apresentação, buscaremos chegar em um consenso sobre a definição de espécie e como dados moleculares podem ser utilizados para delimitá-las. Abordaremos também conceitos teóricos fundamentais, como o modelo Wright-Fisher e a teoria da coalescência, que oferecem uma base sólida para entender os processos populacionais e evolutivos envolvidos na delimitação de espécies. Além disso, exploraremos metodologias que vão desde o uso de marcadores moleculares únicos até abordagens com múltiplos marcadores e dados genômicos. Serão discutidos métodos como Generalized Mixed Yule Coalescent (GMYC), Automatic Barcode Gap Discovery (ABGD), Bayesian Phylogenetics and Phylogeography (BPP), approximate Bayesian computation (ABC) e técnicas de aprendizado de máquina (Redes Neurais Convolucionais e Self-Organizing Map). Esses métodos permitem uma análise mais aprofundada da diversidade genética, fornecendo novas perspectivas para o entendimento do limite entre espécies.